sexta-feira, 9 de março de 2007

Ficha formativa de gramática 9º ano

1. Divida o seguinte verso em sílabas métricas e classifique-o:

"Já no largo Oceano navegavam" ____________________

2- "Cesse tudo o que a Musa antiga canta, / Que outro valor mais alto se levanta. "
Passe os versos transcritos para o discurso indirecto.
Camões pediu ___________________________________

3. Os portugueses encontraram povos de outras culturas. Os portugueses eram aventureiros.
3.1- A partir das frases transcritas, construa uma que contenha uma oração coordenada conclusiva. __________________________________________________

3.2- Passe a primeira frase para a voz passiva.
________________________________________________

3.3- Escreva a primeira frase substituindo a expressão destacada por um pronome. __________________________________________________

3.4- Das frases transcritas, indique:
a) Um complemento directo.

b) Um predicativo do sujeito.

c) Uma palavra derivada por sufixação.

d) Um verbo no pretérito imperfeito do indicativo.

e) Um sujeito:

f) Um complemento determinativo:

g) Um verbo transitivo directo:

h) Se não soubesse o significado de “culturas”, qual seria a palavra que procurarias no dicionário?


4. Os deuses juntaram-se no Olimpo.
Inicie a frase transcrita por amanhã, passando a forma verbal para o futuro.
Amanhã, ________________________________________

10 comentários:

laurokax disse...

bem,ajudou nalguma coisa pena é nao ter as respostas das fichas formativas!

-nês disse...

Olá professor. Já não se deve lembrar de mim, mas pronto. Estava à procura de exercícios para o meu teste de português quando encontrei o seu blog. Tenho a certeza que será uma ajuda preciosa. =)
Muito obrigado por tudo e desejos de uma boa continuação.
Da sua ex-aluna,
Inês Afonso

Jorge Almeida disse...

Claro que me lembro de ti, Inês!
Tenho saudades de ti e de ler as tuas expressivas composições.
Espero que esteja tudo bem contigo e com a tua família.

Victor Lopes disse...

coloca a correcçao sff

MóSantos disse...

Ola. Eu encontrei o seu blog e ajudou-me bastante a superar as dificuldades que tinha.
Obrigado.

MóSantos disse...

Ola. Eu quero agradecer-lhe por disponibilizar estes exercícios de funcionamento da Língua, ajudaram-me bastante para a preparação para o exame de Língua Portuguesa que está mesmo aí à porta, eu já andava à bastante tempo à procura de exercícios mas nunca encontrava nada de especial, quando encontrei o seu blog foi uma ajuda enorme...
Obrigado

fao22 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inês disse...

gostei das questões colocadas e ajudaram-me a estudar para o meu teste mas agradecia a correcção para poder comparar as respostas. obrigada.

Inês disse...

gostei das questoes mas agradecia a correcção para poder comparar as respostas. obrigada.

Inês disse...

gostei das questões colocadas e ajudaram-me a estudar para o meu teste mas agradecia a correcção para poder comparar as respostas. obrigada.