sexta-feira, 12 de março de 2010

Concurso Nacional de Leitura

João Pedro Carvalho, aluno do 9º ano da Escola EB 2, 3 Dr. Leonardo Coimbra (Lixa, foi seleccionado para representar o distrito do Porto na final Concurso Nacional de Leitura que será transmitido pela RTP.
Depois de ter sido seleccionado para ser um dos três representantes do Agrupamento Dr. Leonardo Coimbra na prova escrita que decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, no dia 2 de Março, foi apurado, entre mais de duzentos candidatos de escolas do distrito, para a prova oral da final distrital do Porto, no dia 12 de Março, vencendo os outros dez finalistas pela sua profundidade na análise das obras, pela sua capacidade de expressão e pelas respostas perspicazes que deu ao júri.
As provas implicavam a leitura das obras “Os da minha rua” do escritor angolano Ondjaki (da qual destacou a ideia de busca do universo da infância numa Angola pós-independência) e “Raparigas” de Augustín Fernández Paz (da qual salientou as discriminações das minorias étnicas e das mulheres na nossa sociedade).
Além dos prémios em livros, o João Pedro Carvalho, de 14 anos, que é um dos elementos da equipa campeã nacional do fórum de leitura e debate “Entre Palavras” também representará o distrito do Porto na final do Campeonato Nacional de Leitura integrado no Plano Nacional de Leitura, enchendo de orgulho toda a comunidade escolar.
Esta actividade foi promovida na Escola pela equipa da Biblioteca Escolar e pelo grupo de Língua Portuguesa do 3.º ciclo em articulação com a área de Estudo Acompanhado, implicando a selecção dos alunos, a divulgação das obras e o acompanhamento dos candidatos.

Nenhum comentário: