sexta-feira, 5 de junho de 2009

Somos Bi-Campeões Nacionais do "Entre Palavras"



No dia 3 de Junho de 2009, as escolas EB 2,3 Dr. Leonardo Coimbra, da Lixa, e EB 2,3 Augusto Gil, do Porto, participaram na final nacional do V Fórum Entre Palavras do Jornal de Notícias como representantes do Distrito do Porto e sagraram-se vencedores, sendo por isso os Campeões Nacionais 2009.

Durante a manhã, estas escolas apresentaram um primeiro trabalho sobre Homossexualidade- Casamento entre pessoas do mesmo sexo, inspirado num julgamento de um casal homossexual que pretendia casar em Portugal. Os oito alunos participantes representaram a sua peça teatral com tal garra que, entre dezoito distritos participantes, ficaram apurados para a segunda parte do concurso que teve lugar da parte de tarde. Nesta segunda fase a equipa do distrito do Porto apresentou um novo trabalho desta vez sobre o tema Crise Económica e tentou provar a necessidade da intervenção estatal junto das instituições bancárias para evitar a falência das mesmas, uma vez que foram estes o tema e a posição que lhes foram atribuídos.

Numa nova representação teatral conseguiram provar que o bom funcionamento das instituições bancárias é necessário ao desenvolvimento do país e à sobrevivência financeira de todas as famílias portuguesas. Seguiu-se um debate entre as escolas representantes do Distrito do Porto e as escolas representantes do Distrito de Braga, os dois distritos finalistas deste concurso. Este debate foi moderado pela conhecida e experiente apresentadora Fátima Campos Ferreira e teve como convidado especial o Eurodeputado Dr. Silva Peneda.

Após longos minutos de argumentação, exposição e debate de ideias o júri declarou vencedor o Distrito do Porto.

A Escola EB 2, 3 Dr. Leonardo Coimbra é pelo segundo ano consecutivo vencedora nacional deste Fórum de Leitura e Debate de Ideias tendo, como tal, o título de Bi-Campeã Nacional.

Aos oito alunos intervenientes de ambas as escolas do Distrito do Porto e aos professores que os prepararam os mais merecidos Parabéns pelo empenho e dedicação que todo este trabalho acarretou.

De um modo especial, e porque são da nossa escola, ficam os parabéns em sinal de agradecimento para os alunos: Ana Sofia, Daniela, João Pedro e Micael, para os professores que com eles trabalharam: Anabela Brochado, Francisco Correia, Jorge Almeida, Marinela Passos e Paula Nunes e também para a claque que os acompanhou.

Que o exemplo hoje dado por este grupo de alunos e professores seja seguido por muitos e eleve bem alto as palavras Escola e Educação.

Nenhum comentário: