quinta-feira, 5 de junho de 2008

Escola Dr. Leonardo Coimbra Campeã Nacional



A Escola E B 2, 3 Dr. Leonardo Coimbra, Lixa, que formou equipa com a Escola Secundária de Vilela, Paredes, representando o distrito do Porto, venceu a final nacional do IV Fórum “Entre Palavras”, que se realizou no Europarque de Santa Maria da Feira, no dia 4 de Junho de 2008.
A iniciativa, que contou com a presença das escolas vencedoras das 18 finais distritais e das respectivas claques de apoio, debateu temas como “Segurança nas Estradas”, “Perigos da Internet”, “Nova Lei do Tabaco”, “Segurança e Indisciplina nas Escolas”, “União Europeia” e “Protocolo de Quioto” (tema do debate final).
Os alunos da EB 2, 3 Dr. Leonardo Coimbra, Ana Sofia Rodrigues, Inês Silva, Fernando Cerqueira e Marine Pinto, que trabalharam em equipa com colegas da Escola Secundária de Vilela, começaram por encenar um “casamento” de Portugal com a União Europeia, que foi considerado o melhor trabalho apresentado em todos os debates desde que se iniciou este fórum de leitura e debate de ideias há 4 anos, por um dos moderadores do debate, o professor Nuno Gramaxo, obtendo 104 pontos, contra a outra os 101 de Viseu (distrito campeão nacional no ano anterior), que também conseguiu passar ao debate final.
Na fase final, as escolas de Viseu, que defendiam o Protocolo de Quioto, apresentaram uma carta aberta aos “senhores do mundo” e as do Porto apostaram num julgamento do Homem pela juíza “Mãe Natureza”, com os advogados de acusação e de defesa (“Dr. Comodismo”) e as testemunhas “Ar”, “Água” e “Terra”. Depois seguiu-se um intenso debate moderado pela intimidante, mas simpática, jornalista da RTP, Fátima Campos Ferreira, em que o distrito do Porto defendeu que o Protocolo de Quioto não era s solução para evitar o aquecimento global, apresentando como alternativa o chamado “Sequestro de Carbono”.
Durante a meia hora em que o júri esteve a debater, houve uma enorme ansiedade entre os participantes, até que foi anunciado o Porto como distrito vencedor pela apresentação, virtuosismo e originalidade ao longo do evento, o que provocou uma enorme alegria entre os participantes e os 80 alunos que serviam de claque, invadindo o enorme palco para abraçar os novos campeões nacionais, que receberam livros, máquinas fotográficas digitais (oferecidas pelo El Corte Inglês) e uma medalha de ouro. A escola também recebeu uma placa comemorativa, uma “Diciopédia 2008” e várias colecções de livros.
O professor Jorge Almeida, responsável pela actividade na escola da Lixa, revelou que sentiu um enorme orgulho em trabalhar com todos os alunos vencedores e que os trunfos da vitória foram o espírito de equipa, a cumplicidade entre os participantes da Lixa e de Vilela, a responsabilidade atribuída a cada elemento do grupo para que soubesse exactamente o que tinha de fazer, os textos que aliavam sempre a profundidade do conteúdo com o humor, cativando o público e a indispensável colaboração dos professores Anabela Borges, Marinela Passos, Francisco Correia, Vera Costa, Maria José Monteiro, Francisco Garcia, Carla Carvalho e Clementina que ajudaram nos ensaios, na preparação de adereços e de vários debates. O docente também referiu que depois de alguma desvalorização da vitória na distrital do Porto por serem escolas da periferia, houve um reconhecimento do trabalho, do empenho e da qualidade demonstradas ao longo das três fases até serem os justos campeões nacionais.